terça-feira, 3 de agosto de 2010

FELICIDADE OBRIGATÓRIA

Em artigo no Estadão de hoje, Arnaldo Jabor toca num tema velho conhecido nosso: o da atual “obrigação” de ser feliz.

Dois parágrafos dele:

Hoje, a felicidade é uma obrigação de mercado. Ser deprimido não é mais "comercial". A infelicidade de hoje é dissimulada pela alegria obrigatória. É impossível ser feliz como nos anúncios de margarina, é impossível ser sexy como nos comerciais de cerveja. Esta "felicidade" infantil da mídia se dá num mundo cheio de tragédias sem solução, como uma "disneylândia" cercada de homens-bomba.

A felicidade hoje é "não" ver. Felicidade é uma lista de negações. Não ter câncer, não ler jornal, não sofrer pelas desgraças, não olhar os meninos malabaristas no sinal, não ter coração. O mundo está tão sujo e terrível que a proposta que se esconde sob a ideia de felicidade é ser um clone de si mesmo, um androide sem sentimentos”.

Acho que o Jabor andou lendo Maria Rita Kehl...

Artigo completo no Estadão:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100803/not_imp589550,0.php

2 comentários:

  1. Estou viajando e a meses não leio seu blog e hoje finalmente resolvi ver como anda as coisas por ai. Realmente continua na mesma, enquanto o ser humano continuar a buscar a Felicidade fora a unica resposta vai ser a desilusão. É dificil arrancar das veias tantos séculos de condicionamentos e torturas que a sociedade nos impõe, mas não é impossivel. Livre arbitrio não é religião e todos nós podemos escolher continuar num mundo falso ou buscar a verdade dentro de nós mesmo. Experimentar o outro lado é magia e contentamento puro...extase e perfeição, Não fomos feitos para o sofrimento, mas esquecemos de abrir as portas para o desconhecido poder entrar...finalmente abri minhas portas e janelas...e sim...existe felicidade, não comercial, não televisiva, nem tão pouco momentanea, depende exclusivamente da palavra "Escolha". Se conseguirmos viver o momento agora, sem expectativa pelo minuto seguinte ali está o verdadeiro motivo de sermos os únicos seres nesse planeta com conciência.

    Namastê aqui da India.

    ResponderExcluir