segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MUNDO CINZA

Cientistas alemães "descobriram" que pessoas acometidas pela depressão enxergam o mundo menos colorido que as pessoas "normais"...

Alguém lembra daquela música "Things that make me go hmmmm..." ?

Eu entendo a metáfora em se dizer que o mundo fica menos colorido quando se está deprimido, mas daí a dizer que a retina começa a sofrer alterações e a pessoa pára de enxergar cores tem uma distância enorme. Até acredito que o cérebro do deprimido tenha problemas de decodificação do mundo externo e, por isso, "...as cores já não têm a cor que tinham, que a música não soa como soava antes e que a sensação é realmente de que o mundo está mais apagado...", mas isso é uma tentativa de traduzir em palavras uma sensação, não algo físico.

Bem, a pesquisa foi feita na Alemanha, país quase o ano todo cinzento, como relata uma colega que se mudou pra lá.

Queria ver o resultado dessa pesquisa aqui nos trópicos, com sol escaldante de outubro a abril.

Eu passei por fases bem terríveis e não me lembro do mundo ter perdido as cores, a não ser metaforicamente.

Você, que teve ou tem depressão, enxerga mesmo em tons de cinza?

Pra quem quiser ler, aí está: http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/

10 comentários:

  1. Depois de ler seu texto e a matéria indicada, dei uma olhada na sala da minha casa, de onde digitei esta mensagem, e constatei que meu sofá continua verde, minha cortina idem, vi um elefantinho que enfeita minha rack num tom nitidamente rosa (vale ressaltar que estou afastado do ambiente de trabalho por estar podre de depressão), enfim, para mim não ficou clara a conclusão da pesquisa alemã. Talvez, o ponto em questão seja o de que as cores frias e neutras se destaquem mais que as outras para as mentes deprimidas. Não à toa, as cores que mais me atraem e que mais uso são preta, cinza e azul.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para virar pesquisador? Ganhar dinheiro falando tanta m. deve ser legal!

    ResponderExcluir
  3. Será que só os "deprimidos artísticos" passam a enxergar em P&B?
    Nós, simples "deprimidos normais", continuamos a enxergar cores como todo mundo...

    ResponderExcluir
  4. aff... uehuheuheuehueheuheuheuhe

    Essa foi a coisa mais ridícula que eu já vi. Teste de retina para ver o grau da depressão?? Pelo amor de Deus né. Os daltonicos estão perdidos.

    Concordo com o ian, eles devem estar querendo dizer que cores escuras nos atraem, não é possível que seja algo mais do que isso.

    ResponderExcluir
  5. As cores continuam as mesmas, depois que me tornei depressivo elas continuam as mesmas. Talvez eles se refiram a falta de visão de oportunidades para se manter vivo, de preferência com certo gozo. Esse eu acho o estreitamento do espectro a que eles se referem.

    ResponderExcluir
  6. Preto, branco, azul, amarelo, cor de anil, pra que as cores, pra que enxergar? se tudo se resume à uma merda de nada!

    ResponderExcluir
  7. Eu no caso vejo tudo em preto, adoro preto, tanto na noite quanto nas minhas roupas

    ResponderExcluir
  8. Pessoas acometidas à depressão enxergam o mundo menos colorido, e não totalmente desprovido de cores. A diferença deve ser quase nula.

    ResponderExcluir
  9. Eh como c diz nem tudo que reluz eh ouro...as cores sao as mesmas,os dias iguais,as pessoas tbm...o unico fato que muda eh que isso naum faz mais sentido, c o ceu for verde e as arvores azuis tantao faz,isso vo serviu pra me dexa com mais uma duvida,mais uma incerteza...

    ResponderExcluir
  10. É isso pode ser verdade sim, pra saber o grau da depressão, pq depois que tive depressão tudo estava amarelo mais apagado da cor de agua enferrujada muito estranho isso ni inicio ,mais agora que faz quase 2 anos que não consigo sair vejo tudo acinzentado e triste as vezes pergunto ad pessoas se estão achando o dia escuro e ruim e elas diz que tá normal mais pra mim Não está como era antes de ficar deprimida...

    ResponderExcluir