quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E VEM CHEGANDO O VERÃO...


MELANCOLIA É A FELICIDADE DE SER TRISTE.

Victor Hugo


Não preciso dizer, todo mundo sabe: vários estudos apontam os países com clima frio e dias cinzentos como os que mais apresentam casos de depressão e suicídios.

Muitos, e há especialistas entre estes, afirmam que o verão é a época ideal para curar mazelas, é a época em que todos ficam mais felizes. Quem diz isso deveria usar o diploma de psicologia ou psiquiatria como papel higiênico, não sabe o que está falando (assim como a maioria dos idiotas de verão) e nunca foi deprimido.


Eu já escrevi que depressão não combina com clima tropical, não combina com a trinca "samba, suor e cerveja".

Profissionais da área de saúde mental que me perdoem, mas tenho minha própria teoria: deprimidos tendem a piorar nessa época justamente porque não conseguem acompanhar a alegria irracional que cai sobre a imensa maioria. Não acompanham, não entendem, não conseguem fingir alegria e se sentem ainda mais excluídos, mais à margem, mais estranhos em qualquer roda social - isso quando participam de alguma.

Não conseguem seguir - ficando ainda mais distante - o modelo de comportamento socialmente exigido nessa época. E ninguém que tenha sido contaminado pela alegria de verão quer se aproximar de um sorumbático deprimido.

Nessa época somos como leprosos: quanto mais longe melhor. Assim não atrapalhamos a festividade geral.

Para os deprimidos, desculpem se me atrevo a falar pela "categoria", o calor derrete os miolos e por isso todos ficam ainda mais bobos-alegres.

Verão é pagode. Consegue imaginar um deprimido curtindo um pagode?