terça-feira, 22 de junho de 2010

GATILHOS

“Se amo meu semelhante? Sim, mas onde encontrar meu semelhante?” – Mário Quintana.



No blog da Theresa Hilcar, ao qual já me referi em outro post, ela fala sobre os gatilhos que podem disparar uma crise ou aprofundar um estado latente e tem absoluta razão quando escreve que “...o que pode perfeitamente ser trivial, normal, para muitos, é tremendamente dolorido para nós”.

O computador que quebra, fechando sua janela para o mundo.

Um teste de audiometria que te deixa com nervos à flor da pele por não conseguir repetir o que a fonoaudióloga está falando – e descobre-se ainda mais surdo que antes.

O aniversário chegando e nada a comemorar (um ano a menos nesse mundo, talvez...).

A dor na coluna que só piora e te faz sentir muito mais velho do que é.

As contas que chegam e o dinheiro que falta.

Os carros novos dos vizinhos e a sua vaga vazia. “Culpa” por não ser como eles...

Uma proposta de publicação recusada. Nada que faça parece ter valor para quem quer que seja...

A total inutilidade da busca por emprego, que só reforça o sentimento de inaptidão e incompetência...

Mas o pior mesmo da depressão não são os gatilhos nem sintomas. São a burrice, ignorância e estupidez das pessoas que nos cercam.

São elas as responsáveis pelos gatilhos mais devastadores, pelos sintomas mais profundos e doloridos. Talvez por isso deprimidos sejam um tanto misantrópicos.

Que bom seria viver rodeado apenas de animais. Eles nunca o decepcionam, jamais acusam nem questionam. O amam do jeito que é. Eu queria ser a pessoa que meu cão faz parecer que eu sou.

7 comentários:

  1. Voce disse tudo cara!

    Acredito que a sociedade atual não da a menor importancia para nossos problemas pessoais, eles querem mesmo é saber se você é útil para alguma coisa, senão, nos descartam, se eu falei alguma bobagem peço desculpas.

    Eu tinha uma gata siamesa, mas ela fugiu em fevereiro do ano passado, ela era muito bem tratada, agora tenho receio em criar outro animal e ele fugir novamente.

    ResponderExcluir
  2. Assim como fiz no comentário em seu post anterior, tomo a liberdade de citar trechos deste post para tecer este comentário.

    "Mas o pior mesmo da depressão não são os gatilhos nem sintomas. São a burrice, ignorância e estupidez das pessoas que nos cercam."

    Realmente, a frustração que sofremos pela ignorância das pessoas que nos cercam ao lidar com a depressão e outros transtornos emocionais é terrível. Sentimo-nos dentro dum barril à deriva no mar.

    ---

    "Que bom seria viver rodeado apenas de animais. Eles nunca o decepcionam, jamais acusam nem questionam. O amam do jeito que é. Eu queria ser a pessoa que meu cão faz parecer que eu sou."

    É por isso que eu, por exemplo, tenho um cachorro, uma calopsita, cinco periquitos-australianos e um peixe-betta. Além das atribuições que você muito bem citou em relação aos animais, posso afirmar que, na maioria das minhas crises, meus pets foram, inclusive, meus melhores conselheiros.

    Um forte abraço!

    Ian Gedik

    ResponderExcluir
  3. Sim, as pessoas são estúpidas. Mas, eu não as culpo mais pela minha infelicidade, eu culpo a mim. Os outros são felizes entre eles, eu sou infeliz sozinha, logo o problema é comigo principalmente. Melhor do que culpar as pessoas, é culpar a vida o destino. "Um nasce pra sofrer enquanto o outro ri."

    Abraço! Dias melhores virão, mesmo que tristes venham depois ainda... Viver pelos melhores já é uma motivação... :)

    ResponderExcluir
  4. Caraca, encontrei um semelhante... mais um amigo de fossa...

    ResponderExcluir
  5. Acho que meu comentário não saiu... mas devo confessar que acabo de encontrar um semelhante...

    ResponderExcluir
  6. Convivo com depressao ha dez anos ,hoje tenho 21,ela vai e volta,é assim dias de alegria e dias de tristeza,dias de sonhos e força para realizar,dias em que nao me conheco mais.E assim vai ,mas sabe o que eu penso ?Se meus dias intercalam é por que tô vencendo pouco a pouco e quando fico triste,eu tento curtir a tristeza,digo curtir no sentido de aceitar ela passageira ,pois ja venci ela outras vezes.
    Sobre os animais concordo plenamente.Somos pessoas que sentem mais que as outras ,abencoadas ou nao com esse dom e sentimos o amor dos animais e ate das plantas por que nao ?Eu sou assim ,acaricio tudo ,adoro a terra,o ar ,fogo,o ceu ,tudo .Tenho uma gata preta q quando tenho crise ela mia sabe e fica passando seu corpo em mim,sei que é um apoio ,da forma dela,mas um apoio muito verdadeiro .
    Sobre as pessoas.A socidade competitiva nos leva a ser assim e tbm fatores geneticos,como no meu caso tbm .Elas nao entendem o motivo ,a dor ,mas nao desejo a elas essa dor.A ignorancia é o NAO APRENDER AINDA ,um dia elas aprenderam ,esperam que nao seja como nós na propria pele.
    Desculpe se fui repetitivo em outros comentarios ,mas é primeira vez que venhoa qui e me empolguei
    Luz pra voces
    dollsammy@hotmail.com Meu nome eh elton

    ResponderExcluir
  7. Caro Elton,
    não se reprima. Esse espaço - ao menos esse, poxa vida - é pra gente poder falar o que quer sem ser recriminado.

    ResponderExcluir