segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ONDE OS TRISTES NÃO TEM VEZ



Monstros são reais e fantasmas são reais também.
Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem"

Stephen King


Alguém chega e conta, em tom elogioso, como fulano é forte, como parece que ele está bem e sorrindo apesar da enorme cirurgia pela qual passou, está pra cima, alto astral...


Poucos dias antes, outra pessoa me conta como beltrano é um cara positivo, pois passou por uma químio violenta para enfrentar seu câncer, chegou a prever poucas semana de vida, mas sempre de bom humor, nunca deixou a bola cair e agora está aí, feliz...

Essa é uma das maiores perversidades da depressão: sobre sua doença não há nada visível e palpável em você, nada que mostre aos demais o quanto você está sofrendo, nenhuma cicatriz, nenhuma bereba, quase nada diferente em sua aparência denuncia quanta dor emocional, quanta agonia espiritual, quanta angústia existencial, quanta dificuldade nas menores coisas você está sentindo.

Pelo contrário: as pessoas percebem apenas a superfície e logo tratam de julgá-lo um lerdo, um boçal de ânimo azedo, um vagabundo que não levanta do sofá pra nada, alguém que está de frescura.

Não é questão de receber cafuné – o que seria ótimo – nem confetes, nem que sejam totalmente complacentes com você e fiquem dizendo o tempo todo “coitadinho, coitadinho”, mas que reconheçam que algo não está bem com você e tentem, ao menos tentem tratá-lo adequadamente e não o acusem jocosamente de estar fazendo manha, se escondendo. Isso só aumenta a culpa que persegue o deprimido.

Oras, dirão, mas fulano teve câncer e fez uma quimioterapia que quase o deixou um lixo e fizeram um corte “desse tamanho” em beltrano e nenhum deles ficou aí desanimado, pra baixo, macambúzio. Nenhum deles fez esse tipo sofredor como você...

Mas cânceres e cirurgias, por mais horríveis que sejam, são problemas que podem levar qualquer um à depressão e a um comportamento tristonho, sorumbático, mas não necessariamente. Nesses casos, os problemas podem levar à tristeza, mas no caso da depressão é o contrário: é a tristeza que se instala, a tristeza É a doença, e, muitas vezes, não há aparentemente – apenas superficial e aparentemente - nada que a cause, nenhum corte, nenhum tratamento que faça cair seus cabelos. A tristeza profunda é o problema em si.

É ela que causa a lentidão, as dores inespecíficas por todo o corpo, a dificuldade em dar um passo e muitas vezes um sorriso, a vontade de ficar na cama, a torcida por amanhecer chovendo.

Mas ninguém parece entender isso. Não entendem também que os heróicos que passaram por cânceres e cirurgias com um sorriso sofreram sim, mas somente para si mesmos, talvez por acreditar que negando a situação em que estavam ela passaria mais rápido ou não a sentiriam tanto, talvez com vergonha de parecer um coitado para as pessoas. Mas eles sofreram sim, e muito, só não precisaram que ninguém fizesse algum mínimo esforço para entender pelo que estavam passando.

Já até briguei com familiares. Se não compreendem meu problema, leiam, estudem, demonstrem algum interesse. Há excelentes artigos na web.

Aí alguém lembra que, dia desses, leu alguma coisa sobre florais para gente deprimida...

E depois não sabem por que deprimidos se afastam das pessoas.

O link abaixo leva a um teste rápido para ver como anda sua deprê. Não sei de sua validade científica, mas aí vai:
http://depressao.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário