sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ATUALIZANDO...

"O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência
de si mesma."
(Abraham H. Maslow)








Olá.

Estou um pouco afastado do blog, como você já deve ter percebido, mas os motivos agora são outros. Além de estar envolvido em dois novos projetos, há especialmente uma questão que me fez parar um pouco com meus textos aqui: estou farto de ser deprimido.

É isso, cansei. Quero "mudar de personagem".

Acredito (apesar de sempre afirmar que esse verbo deixou de fazer parte de meu vocabulário) que nunca poderei deixar de ser eu mesmo e que a depressão deixará, assim como alguns tipos de ferimentos, cicatrizes que talvez jamais desapareçam, mas posso tentar, todo dia pela manhã, escolher como ele será. E uma maneira de meus dias serem menos depressivos é tentar não pensar nisso, focar em outra coisa.

Voltando ao dilema de Tostines, não sei se isso é a depressão diminuindo e eu recompondo minhas forças ou se encontrei forças para enfrentar a depressão. De qualquer modo, decidi ir em frente, talvez hipnotizado pelo clima de início de ano.

Antes de cair em depressão, ir à academia era para mim algo como escovar os dentes ou tomar banho, ou seja, algo corriqueiro, inserido em meu dia-a-dia e que deveria fazer todos os dias quase que automaticamente. Em certa época, costumo dizer que "ficava sem ar, mas não sem academia". Frequentei academias por mais de 25 anos quase que diariamente, mas parei no início de 2007 com uma série de desculpas: minhas costas doíam, estava sem grana, não podia ficar "vagabundando" na academia enquanto não arrumasse emprego... ...

Nada disso mudou, mas agora resolvi, de uma vez por todas, voltar a treinar. Meu pensamento atual é: já que a merda da minha vida não muda mesmo, que ela seja menos fedorenta.

Mas uma vez ligado a um assunto, parece que ele te persegue. A atenção seletiva fez seu trabalho e notei que num intervalo de semana e meia a depressão foi alvo de duas matérias jornalísticas. Uma foi hoje, na Folha de São Paulo, dizendo que geneticistas parecem ter encontrado um gene que poderia predispor pessoas à depressão. Outra, também na Folha, divulga um novo antidepressivo que alteraria menos a libido.
 
Pelo jeito, ainda vamos ler muito sobre depressão. Acho que isso é bom, mas gostaria de conseguir prestar menos atenção a isso.

6 comentários:

  1. Olá tHe HeAdSHakEr, exercícios físicos nunca me deixavam a vontade ,mas estou ciente de que é necessário para nossa saúde, mas o fato é que nunca me sentia confortável, correndo, levantando pesos, suando, rsrs, sei que é estranho, mas é assim que me sinto!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Voltando agora para a academia pude constatar o que médicos, psiquiatras e especialistas (e o que eu tb sabia mas havia esquecido) falam sobre exercício físico e a produção de endorfinas. Realmente a sensação pós-treino é muito boa. Se tiver forças para sair da poltrona e ir suar um pouco, mesmo sendo extremamente difícil (e até ruim no começo) garanto que se sentirá melhor em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, fiz uma citação deste post no meu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc está decidido a enfrentar a depressão, muita força pra vc!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Estou sendo medicada com Pristiq a médica diz que é um dos que teriam menos efeito colateral... Não vi diminuição da libido, nem da depressão... Boa sorte.

    ResponderExcluir