segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

Mesmo que você não participe de sessões espíritas nem seja Pai de Santo, não se avexe, o espírito de Natal vai baixar em você.

Isso significa que, nesta época mágica do ano, você vai falar de amor ao próximo, de confraternização, desejar saúde e felicidades a torto e a direitoe terá mirabolantes ilusões esquizofrênicas sobre como será o ano seguinte.

Você vai permitir que as crianças se sentem no colo de um obeso idoso fantasiado de vermelho sem que isso se transforme em acusação de assédio nem processo judicial.

Num calor dos infernos nessa época aqui nos trópicos, você desejará que refresque um pouco usando sabão, papel picado, algodão ou bolinhas de isopor para simular o frio e a neve que nunca viu pessoalmente.

À noite de Natal você chamará “de alegria infinita”, apesar de ter passado por um estresse enorme na fila da rotisserie pra pegar o prato congelado e levar logo pra casa e colocar no forno, de ter enfrentado o trânsito ainda mais caótico e quase ter saído no tapa com aquele que enfiou o carro na vaga que você estava esperando.

Nesta noite de paz e de luz, seu sogro vai dormir e babar no sofá e a mãe de seu marido vai torrar o finalzinho de sua paciência querendo lhe explicar como manusear direito o peru (o do forno, não o do filho dela) e vocês não vão brigar “pois é Natal...”.

Você vai aturar as crianças destruindo sua sala enquanto o bendito relógio não bate meia-noite, que as tias exigem que se espere antes de abrir os presentes.

Aliás, por falar em presentes, você vai ganhar algo de que não precisa ou não gosta, esteja avisado de antemão. Treine sua cara de quem adorou o presente durante a tarde, diante do espelho no banheiro, depois que seu tio já bêbado resolver sair dele.

Ah, e avise a todos de que não é preciso regar a árvore de natal, principalmente se tiver as luzinhas pisca-pisca. Da última vez, o choque que a minha avó levou quase fez parar o marca-passo dela.

Bom, então, Feliz Natal.

10 comentários:

  1. Muito bom este texto. Agora falta postar um relativo ao ano novo rs.

    Vou resumir o que penso sobre Natal e Ano-Novo: they suck!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma curiosidade: você, como depressivo crônico, pensa em ter filhos algum dia?

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo.
    Não tenho como responder seu e-mail diretamente, então vou responder por aqui: não, não penso mais em filhos. Passei por uma época em que queria sim, mas agora me sinto como se meus filhos já tivessem crescido e ido embora de casa. Além do que, como não vejo perspectiva de futuro decente, financeiramente falando, melhor não ter mais bocas pra alimentar.

    ResponderExcluir
  4. Ei... ninguém esta aqui pra fazer peso na terra... Vai chegar a sua oportunidade, e espero que sua choradeira não te cegue ao ponto de que vc não queira ver ela passar.
    SAÚDE PRA VC.

    ResponderExcluir
  5. Pessoa covarde essa que não se identifica e ofende alguem que passa por um problema real. Infelizmente, gente assim não tem sido a exceção.

    ResponderExcluir
  6. Há tempos visito este blog; li praticamente todos os seus posts. Eu me vejo em muitos dos seus relatos. Tenho depressão desde os 16 anos. Procurei ajuda médica somente aos 23. Quando estava prestes a completar 25 (minha idade atual), parei com a medicação com a ciência de meu psiquiatra (apesar não concordar com minha atitude, ele não poderia me obrigar a continuar o tratamento). Os livros recomendados por você estão na minha lista de espera, principalmente o do Andrew Salomon. Há um outro, que me parece ser muito bom: Suicídio - o futuro interrompido", de Paula Fontenelle. Quero muito lê-lo, mas como sou concurseira, tenho de dar prioridade a outros livros. Aliás (um desabafo fina), como é dificil manter-me concentrada, principalmente em uma leitura nada apetecível. Sou bacharel em Direito, sem um mínimo de vocação jurídica. Dependendo da disciplina, cada página torna-se um bom sonífero. Ouvi uma vez que "O Direito é o novo sonho da classe média". Eu sou a personificação desse sonho, que para mim, foi pesadelo por 5 anos e 1 semestre. Eu tranquei o curso faltando poucos dias para me formar, mas concluí, estou com diploma guardado. É só um papel pintado mesmo.
    Fátima
    filhadocarbono@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. E a sua esposa é de acordo? Isso de um parceiro não querer filhos torna-se um problema pra muitos casais, daí geram discussões, e a depressão piora pois você se sente um incapaz. É um ciclo, realmente.

    ResponderExcluir
  8. Não tivemos filhos, em grande parte, por causa da carreira de minha esposa. Num momento ela estava terminando o doutorado, no outro estava assumindo a chefia de seu departamento... E assim, de momento em momento, o tempo foi passando.
    Ou seja, não foi uma simples decisão fria e racional, mas uma conjunção de diversos fatores, em sua maioria, alheios à nossa vontade.
    A vida não é em preto e branco. Há uma imensa variedade de cinzas e é nela que nos perdemos.

    ResponderExcluir