quarta-feira, 19 de maio de 2010

O LADO BOM DA DEPRESSÃO


Antes de se revoltar com o título (li várias críticas coléricas em outros sites), leia com atenção. A Revista Galileu publicou artigo bastante interessante sobre o assunto.

Acredito que a depressão seja um processo e, como tal, obviamente há começo, meio e fim. Não tenho muita certeza sobre se há mesmo um fim ou apenas um recesso, uma diminuição dos sintomas - ou, talvez, quem tenha passado por tal processo nunca mais volta a ser a mesma pessoa de antes, por isso a não percepção de fim no sentido de "voltar ao normal".

De qualquer modo, creio que é possível sim enxergar o lado bom desse transtorno, basta que se chegue neste estágio.

Se você não vê é porque ainda não chegou lá.

Na coluna à direita coloquei um link para um "doc no qual copiei parte de artigos nesse sentido.

5 comentários:

  1. gostei, eu entendi que quando está no estagio que vc ja se descobriu, que ja sabe de tudo. e sabendo que pode ou não piorar. conseguir enxergar o lado bom. Voce passou por isso não pode mais voltar atrás. muda totalmente, porque você ja sabe de tudo

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo.
    Felizmente, ainda não sei de tudo não, nem tenho essa pretensão. Apenas acredito estar num estágio do processo em que consigo ver que, ao menos comigo, foi isso mesmo: um tipo de "pára o mundo que eu quero descer" para que pudesse por a casa, ou melhor, a cabeça em ordem.
    Eu estava muito, mas muito distante do que considero meu habitat natural e indo cada vez para mais longe. Cair em Depressão me obrigou a rever tudo e recomeçar. Não foi gostoso, não foi nada fácil (nem tem sido), mas, como aconselhava Joseph Campbel, agora posso seguir o que me inspira ("follow yur bliss").

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!Sempre que der vou estar por aqui!Abraços

    ResponderExcluir
  4. OTIMA MATERIA
    A 3 meses descobri seu blog por pura percepção. Essa mesma percepção me levou a outros lugares...e o engraçado que cada movimento que fiz desde então foi perceptivo e não mental. O tal do sentimento. Somos individuos buscadores, cada um em sua busca, cada um no seu caminho, mas ainda assim individuos. É praticamente impossivel, por mais q a ciencia tente, encontrar respostas individuais para toda uma sociedade.O que aconteçe na "doença depressiva" é um despertar para o desconhecido, um chamado para o interior de cada um, desde que a interferencia externa pare de ocorrer. Qdo somos sedados com pilulas e analisados por outros continuamos a merce do nosso ego (a mente: espelho da sociedade em que vivemos). Se conseguirmos ouvir o resto de nosso corpo e não somente os pensamentos...quem sabe encontraremos o nosso habitat natural, nossa verdadeira CASA.

    ResponderExcluir
  5. Grande Dr. House,
    ler seus comentários me faz ver que deprimidos passam mesmo pelas mesmas coisas.
    Uma delas, por exemplo, é o desespero para que a "interferência externa" cesse. Talvez por isso eu tenha por diversas vezes pensado em sumir do mapa.
    Outra é a busca pelo "nosso" habitat. Pessoas deprimidas parecem, de modo geral, a sentirem-se deslocadas, uma profunda sensação de não-pertencimento, o que nos faz mergulhar fundo em nosso próprio mundo interior.
    O difícil é encontrar no mundo externo um cenário que espelhe - ou ao menos se pareça vagamente - o mundo interno. E não dá pra viver somente no mundo interno...

    ResponderExcluir